🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

Você precisa assistir o novo documentário sobre mudanças climáticas com DiCaprio

Por Guilmour Rossi
23 de Novembro de 2016

Texto originalmente publicado no portal The Greenest Post em 22 de Novembro de 2016

DiCaprio e Piers Sellers nas instalações de estudos da NASA. Foto: Divulgação/Trailer

Você já deve conhecer o ativismo dedicado do ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio com questões ambientais e humanitárias. Seu empenho se intensificou ainda mais quando ele,­ que já era Embaixador da Paz, ­foi também nomeado pelo secretário-­geral da ONU, Ban Ki­moon, como Mensageiro de Paz para as Mudanças Climáticas em 2014. Com o novo posto, DiCaprio embarcou em uma jornada por diversas regiões já castigadas pelos efeitos do aquecimento global no planeta. Todo esse trabalho resultou no belíssimo (e atordoante) documentário Before the Flood, que retrata os impactos das mudanças climáticas no planeta. Dos alagamentos nas ruas de Miami à queima criminosa de florestas para extração de óleo de palma (o famoso azeite-­de-­dendê) na Indonésia, o documentário se dedica a mostrar o quão longe o aquecimento global tem ido, o porquê de algumas pessoas ainda negarem sua existência e se já é tarde demais para tomarmos alguma atitude, deixando-nos frente a frente com alguns gigantes inimigos, como as empresas petrolíferas, a indústria de alimentos e cosméticos e o lobby que influencia e debocha do aquecimento global no congresso dos Estados Unidos – país mais poluente da história. Outro destaque é a desinformação quanto ao aquecimento global trazida por uma pequena – porém barulhenta – trupe de “cientistas” porta-­vozes dos interesses dessas corporações na mídia.

O documentário conta ainda com a participação de líderes, como o presidente Barack Obama, Bill Clinton e o Papa Francisco, além de estudiosos e empresários preocupados com o assunto – como o CEO da Tesla, Elon Musk, e o ex­astronauta e ativista Piers Sellers.

Dirigido por Fisher Stevens e com Martin Scorsese como produtor executivo, “Before the Flood” teve sua primeira exibição no Festival Internacial de Toronto e seu lançamento global em mais de 171 países no dia 30 de Outubro pelo canal National Geographic. Uma prévia dessa jornada de dois anos e meio você confere no trailer abaixo:

Trailer

Para disseminar e popularizar ainda mais o filme (e assim fomentar o debate – tão fundamental – sobre o tema), o próprio DiCaprio divulgou que o documentário também estaria disponível para streaming gratuito em diversas plataformas da internet, como Youtube e Facebook. De fato aconteceu. O filme ficou online por dois dias, mas depois disso (até o dia em que escrevemos esse post) todos os links para a transmissão gratuita sumiram ou passaram a levar para páginas não existentes em seu site oficial. Não se sabe ainda o real motivo desse sumiço, mas torcemos para que o acontecido não faça parte de nenhuma manobra de grandes empresas para censurar ou limitar a divulgação do documentário. Quem perde somos todos nós!


[1] Site Oficial BeforeTheFlood.com

– Guilmour