🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

/blog

Todos os posts em: artigos

feed | list

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

Não é preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou então pela força do ódio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balbúrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discussões que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

Já no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas prévias e também de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constrói discussões acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama “Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming” e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a menção de destaque da seção de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda está para ser publicado em edições da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em inglês, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, não deixe de conferi-lo e citá-lo. Na página de publicações tem a citação em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discussões
Discussões. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson é estudante do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9º encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo às mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenará uma equipe para fazer a audiodescrição de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de aúdio dentro de players de vídeo na web. O YouTube até hoje, por exemplo, não oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

Privacidade por padrão contra o capitalismo de vigilância

17/05/19
artigos privacidade de dados

I. Informação é poder

O modelo de negócios da maioria das empresas de internet hoje é simplesmente baseado em combinar as preferências do usuário com anúncios em seus serviços. Grandes empresas “de inovação” que resumem todo seu aparato tecnológico no mais básico instrumento capitalista: a publicidade.

Big data is watching you. Foto por EvStyle

Para que isso ocorra, essas corporações vêm criando métodos de coleta de todos os rastros digitais deixados pelos usuários. Absolutamente tudo pode ser usado: Logs da conexão, tamanho da tela, tipo de dispositivo, análise textual de emails privados, locais onde esteve através do do GPS e até os movimentos que você faz com o mouse durante a nossa navegação.

Essa coleta tem sido feita e aperfeiçoada aliando conhecimento da área de ciência de dados, machine learning e inteligência artificial, e usada muitas vezes de forma não ética e até criminosa.

Read More >>

Uninterleaks: 90 mil documentos pessoais expostos online

04/05/18
artigos privacidade de dados

Olá, amigxs! Deixa eu contar para vocês que ainda no mês de Fevereiro deste ano me deparei com uma pequena - mas poderosa - falha em um dos sistemas do Centro Universitário Uninter, um dos maiores centros universitários do Brasil.

Captura de tela do computador, com alguns dos arquivos baixados. A maioria PDFs e JPGs. Eram mais de 90 mil arquivos, a maioria deles com mais de um documento escaneado por arquivo.

A vulnerabilidade estava em um dos portais que recebe inscrições de alunos contemplados com bolsas estudantis por programas do governo, sendo, então, a ponte de acesso dos estudantes, os quais devem submeter seus documentos para serem analisados pelos funcionários da faculdade.

Na lista de documentos a serem enviados à análise estão:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Holerites;
  • Comprovantes de residência;

entre outros.

O ruim é que, atualmente, essa gama de documentos é a que possibilita quase todas as relações entre o cidadão e outras instituições.

Read More >>

Uma história de mundos virtuais e Star Trek tão boa quanto USS Callister

07/01/18
artigos literatura cinema
USS Callister. Foto: Divulgação
USS Callister. Foto: Divulgação

A quarta temporada de Black Mirror estreou mês passado e trouxe novos - e mais leves - contos trazendo verdades sobre o nosso uso da tecnologia e onde isso pode nos levar.

Assisti ao primeiro episódio, USS Callister, e não pude deixar de lembrar de uma leitura recente que fiz, o pequeno memoir A Lição Final de Randy Pausch.1

O livro em si e as circustâncias de sua criação nos contam uma história tão boa quanto USS Callister, e com temas em comum: mundos em realidade virtual, programação, referências a Star Trek e finais felizes, apesar de tudo.

Randy era professor de Ciência da Computação na Carnegie Mellon University e lá criou o Entertainment Technology Center (ETC) e inicou o projeto do software Alice, contribuindo durante a carreira com empresas como Google, EA, Walt Disney e Adobe.

Ele foi pioneiro na área de realidade virtual, viajando e lecionando sobre o assunto. Achei muito legal as matérias daquela época. Entre outras, ele fora professor em 1990 de “Gráficos Computacionais”, em 92 de “Realidade Virtual” e em 98, na Carnegie Mellon, ministrou uma cadeira chamada “Construindo mundos virtuais”.2

Entre um dos seus mundos virtuais favoritos que construiu estava a sala de comando da USS Enterprise.

USS Enterprise virtual criada por Randy. Foto: Site pessoal de Randy
USS Enterprise virtual criada por Randy. Foto: Site pessoal de Randy
Randy navegando... Foto: Site pessoal de Randy
Randy navegando... Foto: Site pessoal de Randy

Em 2008, infelizmente, Randy partiu em decorrer de um câncer pancreático. Esse câncer é um dos mais fatais, onde apenas 25% dos pacientes diagnosticados sobrevivem mais de um ano e apenas 5% sobrevive mais de 5 anos.3 Randy recebeu o diagnóstico em Agosto de 2006, mas como cientista que era, pesquisou e conversou com todos os médicos que podia para tentar uma cura, ou ao menos garantir mais tempo de vida para ficar com sua família.

Além de um acadêmico racional, Randy também era, desde pequeno, um grande sonhador. Ao invés de se entregar a sua doença, decidiu fazer um último projeto ambicioso antes de partir: dar algumas palestras e escrever um livro. Queria deixar um legado, acima de tudo, para os seus filhos - no livro e na palestra falaria sobre a vida, e não sobre a morte.

Um mês depois do diagnóstico deu uma palestra para um auditório lotado em sua universidade, sua “Last Lecture”, sua lição final. Nela, de forma energética e magistral, Randy contou um pouco mais sobre sua família, sobre seu trabalho e principalmente o que o movia. Ele faz um balanço daquilo que ele considerava o verdadeiro medidor de “sucesso” enquanto estamos nesse mundo: realizar os seus sonhos de infância.

Seus sonhos de infância eram muito bacanas e Randy cumpriu praticamente todos eles. Sendo criança no final dos anos 60, Randy queria viajar na gravidade zero, ser o capitão Kirk (ele cumpriu esse conhecendo o capitão Kirk e sendo convidado, pelo JJ Abrams, em 2007 para uma pequena cena no filme de Star Trek), além de ser um dia um Imagineer da Disney.

Sonhos de infância do Randy. Ele completaria praticamente todos eles. Foto: Reprodução da apresentação de Randy
Sonhos de infância do Randy. Ele completaria praticamente todos eles. Foto: Reprodução da apresentação de Randy
Randy Criança. Foto: Site pessoal de Randy
Randy Criança. Foto: Site pessoal de Randy

Depois que a palestra ocorreu, Randy terminou de escrever o seu livro e ele foi lançado. Simples, acessível e daqueles que dá para ler em uma manhã de domingo, A Lição Final me trouxe realmente várias lições sobre a vida, carreira acadêmica, o envelhecer homem, o ser pai e até como ser um bom marido. O livro tem algumas questões clichês e alguns pontos com um toque american way of life, mas ainda assim, ver o mundo com os olhos do Randy amadureceram-me por dentro. As melhores lições que aprendi nessa seu última aula foram a de que devemos aproveitar cada momento e também carregarmos firmes nossa criança interior em tudo que fazemos.

O livro e a palestra (disponível no YouTube) de Randy realmente são uma linda lição de um grande homem, um ótimo professor e um visionário tecnologista. Mesmo tendo partido dessa realidade espero que num futuro próximo esbarremos com Randy em qualquer mundo virtual por aí.

Livro A Lição de Final. Foto: Guilmour Rossi / guilmour.org
Livro A Lição de Final. Foto: Guilmour Rossi / guilmour.org

Nota: Só consegui ler esse livro porque ele estava disponível na biblioteca de minha universidade, UTFPR, graças a doação de Aline Rafaela de Almeida. Valeu, Aline!

  1. Randy Pausch e Jeffrey Zaslow; A Lição Final. Tradução de Laura Alves e Aurélio Rebello - Rio de Janeiro, Agir, 2008. ISBN: 978-85-2200-920-6 

  2. Currículo do Randy em seu site pessoal. Disponível em https://www.cs.cmu.edu/~pausch/Randy/Randy/Vita.html 

  3. Cancro do pâncreas, Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cancro_do_pâncreas 

Read More >>