ūüéß Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
ūüáßūüá∑ Agora em Curitiba, PR

/blog

Todos os posts em: software livre

feed | list

FLISoL em Curitiba 2023

17/04/23
software livre
Parte da organização de alunos voluntário do evento. Foto: João Fontes
Parte da organização de alunos voluntário do evento. Foto: João Fontes

O Evento

Depois de 3 anos de pandemia e tendo o evento virtual, tive a oportunidade de ajudar na organização do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) em Curitiba.

O FLISoL, ou Festival Latino-americano de Instala√ß√£o de Software Livre (tamb√©m daria um bom nome para uma Feira Lis√©rgica do Sol ūüĆě), √© um evento que tem como objetivo promover o uso e a difus√£o de software livre e tecnologias abertas de forma local.

O evento acontece anualmente em diversas cidades da Am√©rica Latina, e re√ļne pessoas interessadas em tecnologia, software livre, cultura e conhecimento livre. Tamb√©m √© a oportunidade de qualquer pessoa poder levar sua m√°quina antiga e tentamos instalar distribui√ß√Ķes GNU/Linux nela.

Read More >>

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

N√£o √© preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou ent√£o pela for√ßa do √≥dio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balb√ļrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discuss√Ķes que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

J√° no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas pr√©vias e tamb√©m de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constr√≥i discuss√Ķes acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama ‚ÄúStreaming livre: pensando uma distribui√ß√£o digital do comum na era do streaming‚ÄĚ e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a men√ß√£o de destaque da se√ß√£o de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda est√° para ser publicado em edi√ß√Ķes da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em ingl√™s, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, n√£o deixe de conferi-lo e cit√°-lo. Na p√°gina de publica√ß√Ķes tem a cita√ß√£o em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discuss√Ķes
Discuss√Ķes. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson √© estudante do curso de Comunica√ß√£o Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9¬ļ encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo √†s mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenar√° uma equipe para fazer a audiodescri√ß√£o de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de a√ļdio dentro de players de v√≠deo na web. O YouTube at√© hoje, por exemplo, n√£o oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

Internet livre, cinema livre: Libreflix

31/10/17
pensamento cru cultura livre software livre libreflix

O cinema e eu

Criado junto com a internet e com a ajuda dos nossos amigos da baía dos piratas logo me tornei um cinéfilo de carteirinha - devorando filmes e mais filmes e lotando discos rígidos. Estava me apaixonando pela sétima arte e conhecendo o poder do audiovisual; fiz os vídeos da formatura, editei videoclipes para amigos, fiz um curta para o festival de cinema da cidade e quase entrei num curso de cinema depois que terminei o colégio.

O fato √© que a gente cresce √© o nosso gosto por entretenimento muda tamb√©m. Queremos mais, queremos pensar junto, queremos ir mais longe. A s√©tima arte que eu achava que conhecia eram apenas os mesmos filmes hollywoodianos com roteiros da jornada do her√≥i de sempre. Veio a fase de assistir s√≥ document√°rios, do cinema franc√™s, do cinema argentino e latino-americano. Por √ļltimo, comecei a apreciar os filmes punks de baixo or√ßamento e de experimentar todas as produ√ß√Ķes pra l√° de independentes que encontrasse na internet. Logo minam as certezas e o que gostamos √© jogado em um liquidificador para l√° e para c√°.

Mas, claro, o problema não mora nos diferentes sabores da arte; a variedade é inerente a sua beleza, mesmo que existam tipos dela mais difíceis de entender que o próprio conceito de cultura.

O problema, a meu ver, é sobre quem a fabrica, e, claro, sobre quem a entrega.

Read More >>