24 de Julho, 2018.

Libreflix e eu no 18º Fórum Internacional Software Livre

Palestra: Libreflix - Streaming gratuito de filmes livres mudam a sociedade para melhor. Foto: Karolyna Gutierres

Aconteceu na semana retrasada a 18º edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), evento já de muita história na contribuição para o software livre no país.

Em Porto Alegre, fui graciosamente recebido pela Sheila Uberti do FotoLivre.org e pelo Leo Foletto do BaixaCultura. No evento conversei pessoalmente com algumas pessoas que já participavam das discussões sobre o Libreflix e pude conhecer outras tantas pessoas e projetos incríveis de software livre. Consolidei em mim um sentimento de comunidade muito gratificante e vi que o software livre se constrói ainda mais forte além dos grupos e das listas de discussões online.

Pessoalmente foi uma semana um pouco tensa, mas muito especial. Carrego um receio de falar em público desde o final da adolescência, mas esse ano, depois que calaram a Marielle, eu decidi que não ia mais me calar para muitas coisas, e isso incluia enfrentar o medo de falar em público. E assim foi… quase morri de ansiedade nos dias que antecederam o evento, mas no final deu tudo certo e agora me sinto mais confiante para desembolar e compartilhar outras utopias.

Para “ajudar”, esse ano o site do evento foi invadido e o invasor atacou diretamente o hacktivismo feminista e o próprio software livre. Sinal de que estamos incômodando, e de que não devemos parar: defender, discutir e fazer software livre é um ato político!

Espero estar lá novamente ano que vem, com ainda mais minas no evento, continuando a lutar por uma tecnologia que liberta.

Palestra: Libreflix - Streaming gratuito de filmes livres mudam a sociedade para melhor. Link para o arquivo PDF.

talks diário fisl libreflix