🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

Temer Golpista

7 de Setembro, 2016.

Temer Golpista: Deixe seu navegador dizer a verdade com esse plugin que troca ‘MicheI Temer’ por ‘Temer Golpista’.

Análise

Texto por Isadora Veloso, do site português Público

Ninguém duvida que Deus é brasileiro, que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa ou que o Carnaval é uma pândega sem paralelo e por aí fora. Também ninguém duvidará da imensa, da gigantesca capacidade criativa do povo brasileiro para se adaptar às circunstâncias, sejam elas quais forem.

Um dia depois da queda de Dilma Rousseff, o novo presidente tomou posse. E o que disse o antigo vice-presidente de Dilma? Michel Temer declarou esta quarta-feira, em alto e bom som, que não aceitará ser chamado de golpista: “Nós precisamos responder. Agora, falou [golpista], nós respondemos. Não pode deixar uma palavra, porque senão eles tentarão desvalorizar”.

Mas o tom duro, usado pelo actual presidente no seu discurso de início de mandato oficial, não intimidou os brasileiros que consideram injusto o processo de “impeachment” da ex-presidente Dilma Roussef.

Como uma forma de provocação à declaração, uma extensão do Chrome foi criada para transformar todas as menções ao nome de “Michel Temer” em “Temer Golpista”. Ao ser instalado, o “plugin” altera o nome do actual presidente em páginas da Wikipédia no Brasil, pesquisas do Google, títulos de notícias de sites de jornais e até mesmo nos textos do site oficial da Presidência da República. O Brasil, diria Vinicius, não é mesmo para principiantes.

<3

Open-source

Bem, a ideia é mesmo brasuca e surgiu depois do discurso do golpista numa conversa com a @_karolynda, mas logo acabei encontrando o projeto SomeRichAsshole do Drew Wilson, o que deixou tudo mais rápido. Foi só forkear o projeto e começar a trabalhar em algumas modificações. O código-fonte do projeto dele e do Temer Golpista podem ser encontrados lá no github.

Na mídia

Nacional

Buzzfeed, Catraca Livre, Sputnik News, Hypeness, Jornal GGN, Hoje em Dia, NE10 Sul21, Bluebus, Surrealista, O Dia, A Gambiarra, JC Online, Folha PE, Portal CTB, O Quinto Poder, O Brasil, Spoiler Cultural, Ondda, A Voz do Campo, Reporter Diário, Mundo Amazonia, The News Brazil, Aldeia Global e Noticias ao Minuto.

Internacional

Sputnik Mundo e Publico

Imagens do projeto