🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

Recebemos um pedido de remoção por copyright no Libreflix

Por Guilmour Rossi
20 de Novembro de 2017

Notificação Extrajudicial

Na semana passa recebemos um pedido de remoção de conteúdo por “disponibilização indevida de produto” no Libreflix. :/

O “pedido” foi enviado pelo Canal Brasil, canal pago que integra os canais de tevê por assinatura da Globo.

A notificação veio por e-mail e o assunto foi “Notificação Extrajudicial” e meu deu um baita gelo na espinha. Eles pediram que o Libreflix.org removesse o filme “Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro” de Victor Lopes em até 48 horas.

O pior foi que o e-mail chegou na sexta-feira passada, dia 10, sendo que estou sem acesso a internet banda larga em casa.

Pra não chegar nem perto de estourar o prazo fiz tudo pelo celular. Usando o 2G e o termux tive que logar no server e editar o banco de dados na mão pra remover a obra.

Notificação Extrajudicial recebida. Pág 1.
Notificação Extrajudicial recebida. Pág 2.

A responsabilidade é do YouTube

A obra foi enviada por um usuário e disponibilizada com o uso da YouTubeIframeAPI, o que significa que a gente só incorporava a obra diretamente do YouTube, sendo eles, então, os responsáveis por remover o conteúdo! Os termos de uso do YouTube são claros:

4A. You agree not to distribute in any medium any part of the Service or the Content without YouTube’s prior written authorization, unless YouTube makes available the means for such distribution through functionality offered by the Service (such as the Embeddable Player).

O utilização da YouTubeIframeAPI é apenas um uso mais robusto e funciona como um “player incorporado”, sendo aquele que incopora apenas o replicante de um hyperlink multímidia ao transmissor original do conteúdo.

Em uma correlação: faria sentido o Grupo Globo enviar o pedido de remoção de conteúdo para um blog que, por exemplo, incoporasse o vídeo em um post?

Sem cabeça para argumentar por e-mail por já estar atolado com os estudos só restou dizer adeus ao documentário, que, diga-se de passagem, é um baite filme e retrata a feroz e desumana corrida do ouro que ocorreu nos anos 80.

Ah é! A versão subida no YouTube está no ar desde 2014 e pode ser acessada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mSDh86t2nG0

– Guilmour