🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

/blog

Todos os posts em: cultura livre

feed | list

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

Não é preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou então pela força do ódio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balbúrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discussões que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

Já no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas prévias e também de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constrói discussões acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama “Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming” e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a menção de destaque da seção de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda está para ser publicado em edições da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em inglês, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, não deixe de conferi-lo e citá-lo. Na página de publicações tem a citação em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discussões
Discussões. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson é estudante do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9º encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo às mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenará uma equipe para fazer a audiodescrição de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de aúdio dentro de players de vídeo na web. O YouTube até hoje, por exemplo, não oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

Recebemos um pedido de remoção por copyright no Libreflix

20/11/17
diário cultura livre

Notificação Extrajudicial

Na semana passa recebemos um pedido de remoção de conteúdo por “disponibilização indevida de produto” no Libreflix. :/

O “pedido” foi enviado pelo Canal Brasil, canal pago que integra os canais de tevê por assinatura da Globo.

A notificação veio por e-mail e o assunto foi “Notificação Extrajudicial” e meu deu um baita gelo na espinha. Eles pediram que o Libreflix.org removesse o filme “Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro” de Victor Lopes em até 48 horas.

O pior foi que o e-mail chegou na sexta-feira passada, dia 10, sendo que estou sem acesso a internet banda larga em casa.

Pra não chegar nem perto de estourar o prazo fiz tudo pelo celular. Usando o 2G e o termux tive que logar no server e editar o banco de dados na mão pra remover a obra.

Notificação Extrajudicial recebida. Pág 1.
Notificação Extrajudicial recebida. Pág 2.

A responsabilidade é do YouTube

A obra foi enviada por um usuário e disponibilizada com o uso da YouTubeIframeAPI, o que significa que a gente só incorporava a obra diretamente do YouTube, sendo eles, então, os responsáveis por remover o conteúdo! Os termos de uso do YouTube são claros:

4A. You agree not to distribute in any medium any part of the Service or the Content without YouTube’s prior written authorization, unless YouTube makes available the means for such distribution through functionality offered by the Service (such as the Embeddable Player).

O utilização da YouTubeIframeAPI é apenas um uso mais robusto e funciona como um “player incorporado”, sendo aquele que incopora apenas o replicante de um hyperlink multímidia ao transmissor original do conteúdo.

Em uma correlação: faria sentido o Grupo Globo enviar o pedido de remoção de conteúdo para um blog que, por exemplo, incoporasse o vídeo em um post?

Sem cabeça para argumentar por e-mail por já estar atolado com os estudos só restou dizer adeus ao documentário, que, diga-se de passagem, é um baite filme e retrata a feroz e desumana corrida do ouro que ocorreu nos anos 80.

Ah é! A versão subida no YouTube está no ar desde 2014 e pode ser acessada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mSDh86t2nG0

Read More >>

Internet livre, cinema livre: Libreflix

31/10/17
pensamento cru cultura livre software livre libreflix

O cinema e eu

Criado junto com a internet e com a ajuda dos nossos amigos da baía dos piratas logo me tornei um cinéfilo de carteirinha - devorando filmes e mais filmes e lotando discos rígidos. Estava me apaixonando pela sétima arte e conhecendo o poder do audiovisual; fiz os vídeos da formatura, editei videoclipes para amigos, fiz um curta para o festival de cinema da cidade e quase entrei num curso de cinema depois que terminei o colégio.

O fato é que a gente cresce é o nosso gosto por entretenimento muda também. Queremos mais, queremos pensar junto, queremos ir mais longe. A sétima arte que eu achava que conhecia eram apenas os mesmos filmes hollywoodianos com roteiros da jornada do herói de sempre. Veio a fase de assistir só documentários, do cinema francês, do cinema argentino e latino-americano. Por último, comecei a apreciar os filmes punks de baixo orçamento e de experimentar todas as produções pra lá de independentes que encontrasse na internet. Logo minam as certezas e o que gostamos é jogado em um liquidificador para lá e para cá.

Mas, claro, o problema não mora nos diferentes sabores da arte; a variedade é inerente a sua beleza, mesmo que existam tipos dela mais difíceis de entender que o próprio conceito de cultura.

O problema, a meu ver, é sobre quem a fabrica, e, claro, sobre quem a entrega.

Read More >>

Apresentando: Libreflix!

22/08/17
diário devlog libreflix cultura livre

Nasceu o Libreflix! 👍

Oi, amigos e amigas. Quero apresentar para vocês o LIBREFLIX.

Read More >>