🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

FLISoL em Curitiba 2023

17/04/23
software livre
Parte da organização de alunos voluntário do evento. Foto: João Fontes
Parte da organização de alunos voluntário do evento. Foto: João Fontes

O Evento

Depois de 3 anos de pandemia e tendo o evento virtual, tive a oportunidade de ajudar na organização do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) em Curitiba.

O FLISoL, ou Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (também daria um bom nome para uma Feira Lisérgica do Sol 🌞), é um evento que tem como objetivo promover o uso e a difusão de software livre e tecnologias abertas de forma local.

O evento acontece anualmente em diversas cidades da América Latina, e reúne pessoas interessadas em tecnologia, software livre, cultura e conhecimento livre. Também é a oportunidade de qualquer pessoa poder levar sua máquina antiga e tentamos instalar distribuições GNU/Linux nela.

Read More >>

How to fix: 'Semantical Error with @Nelmio\ApiDocBundle\Annotation\ApiDoc'

25/11/20
tutorials

If, on your PHP backend app you’re using Symfony Doctrine and face this error:


error: "[Semantical Error] The annotation "@Nelmio\ApiDocBundle\Annotation\ApiDoc" in method (...) was never imported. Did you maybe forget to add a "use" statement for this annotation? in (...) (which is being imported from "(...)"). Make sure annotations are installed and enabled."

Just execute:


composer update nelmio/api-doc-bundle

If still not working, try the all composer install:


composer install

and, in last case:


composer update

Read More >>

Site do projeto "COVID19 - Como está o meu País?" está no ar!

10/04/20
diário

Nosso site está no ar!

O site “COVID - Como está meu país?” é parte do projeto de extensão que participo, chamado Ciência de Dados por uma Causa.

O objetivo do projeto é fornecer dados e análises para a comparação direta entre locais afetados pela pandemia. Desta forma, experiências enfrentadas por locais que estão há mais tempo com casos de COVID podem ser usadas para o planejamento nos outros lugares.

No site, é possível acompanhar indicadores de evolução da pandemia bem como as ações locais para diminuir seus impactos. O site está em processo de evolução contínua e é fruto do trabalho dedicado de alunos, professores e colaboradores da UTFPR.

Cuidem-se.
Guilmour Rossi
Time HIMCD

Read More >>

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

Não é preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou então pela força do ódio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balbúrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discussões que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

Já no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas prévias e também de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constrói discussões acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama “Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming” e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a menção de destaque da seção de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda está para ser publicado em edições da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em inglês, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, não deixe de conferi-lo e citá-lo. Na página de publicações tem a citação em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discussões
Discussões. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson é estudante do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9º encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo às mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenará uma equipe para fazer a audiodescrição de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de aúdio dentro de players de vídeo na web. O YouTube até hoje, por exemplo, não oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

Leituras de 2019

21/12/19
diário resenhas literatura

Okay, é oficial. Não li quase nada esse ano. :( Uma rotina de trabalho de 8 horas realmente tira a vontade de ler nas horas de lazer. Em contrapartida ao menos escrevemos muitas linhas de código no Libreflix e também dois artigos publicados sobre o Libreflix e os trablahos de Streaming Livre.

Para não perder o costume da lista de todo fim de ano, - e também para fingir que atualizado este blog - aqui vamos com algumas leituras de 2019, com livros, livretos e zines. Ano que vem anoto também artigos e papers.

  1. Valsa Brasileira: Do boom ao caos econômico por Laura Carvalho
  2. Uma introdução à teoria da democracia por Pedro Medeiros
  3. Viagens com o Presidente por Eduardo Scolese e Leonencio Nossa
  4. Anarquismo e Anarcossindicalismo por Giuseppina Sferra
  5. A Ideologia Californiana por Richard Barbook e Andy Cameron
  6. Cibernética, Anarquismo e Auto-organização por John Duda
  7. Vozes de Tchernóbil por Svetlana Alexievich
  8. Teoria e prática em antropologia por Alessandra Stremel Pesce Ribeiro
  9. Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle por Murilo Bansi Machado
  10. Prisioneiras por Drauzio Varella
  11. Democratic Confederalism por Abdullah Öcalan

Read More >>

Artigo do Libreflix no WebMedia 2019

15/11/19
libreflix acadêmico

Liberdade é também sobre compartilhar conhecimento.

Por isso, além de compartilharmos nosso código-fonte, tentamos também partilhar métodos, vivências e saberes. Recentemente, fizemos um artigo que foi apresentado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – ou WebMedia. Nele contamos um pouco sobre as tecnologias usadas, como é a arquitetura do Libreflix por dentro e um pouco mais sobre a implementação peer-to-peer (P2P) que chegou à plataforma no ano passado.

Esse trabalho teve o apoio da UTFPR, do Laboratório de Tecnologias Livres – LabLivre – da UFABC, e claro, só tem sido possível graça as pessoas que contribuem com o projeto todos os dias: financeiramente, com ideias, sugestões e a partilha nas redes.

O resultado (em inglês) está disponível para ser acessado na biblioteca aberta da SBC, pelo link: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2019.8152

Read More >>


  1   2   3   4