🎧 Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
🇧🇷 Agora em Curitiba, PR

/blog

Todos os posts em: privacidade de dados

feed | list

Privacidade por padrão contra o capitalismo de vigilância

17/05/19
artigos privacidade de dados

I. Informação é poder

O modelo de negócios da maioria das empresas de internet hoje é simplesmente baseado em combinar as preferências do usuário com anúncios em seus serviços. Grandes empresas “de inovação” que resumem todo seu aparato tecnológico no mais básico instrumento capitalista: a publicidade.

Big data is watching you. Foto por EvStyle

Para que isso ocorra, essas corporações vêm criando métodos de coleta de todos os rastros digitais deixados pelos usuários. Absolutamente tudo pode ser usado: Logs da conexão, tamanho da tela, tipo de dispositivo, análise textual de emails privados, locais onde esteve através do do GPS e até os movimentos que você faz com o mouse durante a nossa navegação.

Essa coleta tem sido feita e aperfeiçoada aliando conhecimento da área de ciência de dados, machine learning e inteligência artificial, e usada muitas vezes de forma não ética e até criminosa.

Read More >>

Uninterleaks: 90 mil documentos pessoais expostos online

04/05/18
artigos privacidade de dados

Olá, amigxs! Deixa eu contar para vocês que ainda no mês de Fevereiro deste ano me deparei com uma pequena - mas poderosa - falha em um dos sistemas do Centro Universitário Uninter, um dos maiores centros universitários do Brasil.

Captura de tela do computador, com alguns dos arquivos baixados. A maioria PDFs e JPGs. Eram mais de 90 mil arquivos, a maioria deles com mais de um documento escaneado por arquivo.

A vulnerabilidade estava em um dos portais que recebe inscrições de alunos contemplados com bolsas estudantis por programas do governo, sendo, então, a ponte de acesso dos estudantes, os quais devem submeter seus documentos para serem analisados pelos funcionários da faculdade.

Na lista de documentos a serem enviados à análise estão:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Holerites;
  • Comprovantes de residência;

entre outros.

O ruim é que, atualmente, essa gama de documentos é a que possibilita quase todas as relações entre o cidadão e outras instituições.

Read More >>