/blog

Todos os posts em: cultura livre

feed | list

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

Não é preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou então pela força do ódio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balbúrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discussões que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

Já no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas prévias e também de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constrói discussões acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama “Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming” e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a menção de destaque da seção de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda está para ser publicado em edições da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em inglês, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, não deixe de conferi-lo e citá-lo. Na página de publicações tem a citação em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discussões
Discussões. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson é estudante do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9º encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo às mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenará uma equipe para fazer a audiodescrição de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de aúdio dentro de players de vídeo na web. O YouTube até hoje, por exemplo, não oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

O problema da distribuição do cinema nacional na era do streaming

29/05/18
pensamento cru cinema cultura livre

Nas plataformas de streaming, no cinema ou na tevê fica claro que temos poucas opções de acesso ao nosso cinema nacional. E o potencial de nossa cinemalidade fica jogado às traças. Há um grande abismo entre o estado atual na cadeia tradicional de distribuição e o que seria ideal para o cinema brasileiro.

Mesmo com as leis de incentivo e iniciativas como a “Lei da TV Paga“, o que se vê, no geral, é a baixa receptividade do público, tanto na tevê quanto nas salas de cinema.

Não precisamos mais dos rolos de filme para chegar aos espectadores. Por que ainda é díficil?

A indústria estrangeira tem ditado as regras há tempos, e só as produtoras que conseguem imitá-la e que atingem um bom número de espectadores. O restante das obras nacionais fica fechada ao público de festivais e apenas algumas são compradas por canais específicos por assinatura. É um círculo vicioso que resulta na falta de interesse em investir no cinema nacional – seja na produção, divulgação ou na distribuição – e na falta de interesse em consumi-lo, seja pelo costume ou pela dificuldade em encontrar uma sessão.

Read More >>

Apresentando: Libreflix!

22/08/17
diário devlog libreflix cultura livre

Nasceu o Libreflix! 👍

Oi, amigos e amigas. Quero apresentar para vocês o LIBREFLIX.

Read More >>