ūüéß Escutando The Great Gig in The Sky by Pink Floyd
ūüáßūüá∑ Agora em Curitiba, PR

/blog

Todos os posts em: cultura livre

feed | list

Um produtivo ano acadêmico para o streaming livre

27/12/19
artigos cultura livre software livre libreflix

N√£o √© preciso comentar o quanto o ano de 2019 foi ruim para a pesquisa e as universidades brasileiras. Ainda assim, movido por trabalhos anteriores e/ou ent√£o pela for√ßa do √≥dio (como foi o meu caso) bons resultados foram gerados neste famigerado ano. Dentro dessa balb√ļrdia, o streaming livre e o Libreflix fomentaram muitas discuss√Ķes que eu gostaria de deixar registradas aqui no blog.

1. Streaming livre: pensando uma distribuição digital do comum na era do streaming

J√° no meio do ano, em Junho, seguido de muitas conversas pr√©vias e tamb√©m de importantes desembolamentos que aconteceram na Cryptorave, pude elaborar um documento que apresenta e constr√≥i discuss√Ķes acerca de um Streaming Livre.

O artigo se chama ‚ÄúStreaming livre: pensando uma distribui√ß√£o digital do comum na era do streaming‚ÄĚ e foi apresentado no I Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons, onde recebeu a men√ß√£o de destaque da se√ß√£o de Comuns do Conhecimento.

O trabalho ainda est√° para ser publicado em edi√ß√Ķes da editora da UCS. Logo que tiver novidades coloco por aqui.

2. Libreflix: A Peer-to-Peer On-demand Video Platform for Free Streaming

Alguns meses depois, meu orientador na iniciação científica e eu finalizamos um artigo apresentando a plataforma Libreflix e sua arquitetura. O projeto foi apresentando no Workshop de ferramentas dentro do já tradicional - e muito divertido - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia).

O resultado do artigo, em ingl√™s, pode ser acessado na biblioteca online da SBC. Se estiver fazendo pesquisa, n√£o deixe de conferi-lo e cit√°-lo. Na p√°gina de publica√ß√Ķes tem a cita√ß√£o em ABNT e BibTex. o/

3. A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming

Jamerson Soares apresentando seu artigo
Jamerson Soares apresentando seu artigo.
Discuss√Ķes
Discuss√Ķes. Fotos cedidas pelo Jamerson Soares.

Outro trabalho bacana foi produzido pelo Jamerson Soares. O Jamerson √© estudante do curso de Comunica√ß√£o Social - Jornalismo na Universidade Federal de Alagoas. Seu artigo chamado Libreflix: A cultura colaborativa do audiovisual numa plataforma de streaming foi apresentado no 9¬ļ encontro de cinema Alagoano, dentro do tradicional Circuito Penedo de Cinema - tudo √†s mergens do Velho Chico.

Para conferir a pesquisa é só acessar: Link para o artigo.

4. Distribuição e exibição de filmes brasileiros: um estudo de caso da plataforma Libreflix

Luana Brescovtiz TCC

Luana Brescovtiz na sua apresentação de TCC. Foto cedida pela Luana Brescovtiz.

A distribuição digital do cinema independente e o Libreflix como um meio para isso foram os temas do trabalho de conclusão de curso da Luana Brescovtiz. A Lu é estudante de Comunicação Social lá na Unochapecó e defendeu sua pesquisa agora em Novembro.

O trabalho ainda precisa ser publicado na biblioteca online da universidade, mas assim que disponível atualizo o post com o link.

5. Audiodescrição e acessibilidade em parceria com o Libreflix

Outro desdobramento muito bacana que aconteceu ainda esse mês foi o contato do Leonardo Schimmelpfeng, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Como parte de sua tese, o Leo coordenar√° uma equipe para fazer a audiodescri√ß√£o de algumas obras dentro do Libreflix. Juntos vamos tentar entender alguns desafios de se implementar as faixas de a√ļdio dentro de players de v√≠deo na web. O YouTube at√© hoje, por exemplo, n√£o oferece a possibilidade do uso desse recurso.

O trabalho ainda está em andamento, com previsão para o Leo defender seu doutorado em Março do ano que vem. Logo que tiver mais novidades, trago por aqui também. :)

Read More >>

Recebemos um pedido de remoção por copyright no Libreflix

20/11/17
di√°rio cultura livre

Notificação Extrajudicial

Na semana passa recebemos um pedido de remo√ß√£o de conte√ļdo por ‚Äúdisponibiliza√ß√£o indevida de produto‚ÄĚ no Libreflix. :/

O ‚Äúpedido‚ÄĚ foi enviado pelo Canal Brasil, canal pago que integra os canais de tev√™ por assinatura da Globo.

A notifica√ß√£o veio por e-mail e o assunto foi ‚ÄúNotifica√ß√£o Extrajudicial‚ÄĚ e meu deu um baita gelo na espinha. Eles pediram que o Libreflix.org removesse o filme ‚ÄúSerra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro‚ÄĚ de Victor Lopes em at√© 48 horas.

O pior foi que o e-mail chegou na sexta-feira passada, dia 10, sendo que estou sem acesso a internet banda larga em casa.

Pra n√£o chegar nem perto de estourar o prazo fiz tudo pelo celular. Usando o 2G e o termux tive que logar no server e editar o banco de dados na m√£o pra remover a obra.

Notificação Extrajudicial recebida. Pág 1.
Notificação Extrajudicial recebida. Pág 2.

A responsabilidade é do YouTube

A obra foi enviada por um usu√°rio e disponibilizada com o uso da YouTubeIframeAPI, o que significa que a gente s√≥ incorporava a obra diretamente do YouTube, sendo eles, ent√£o, os respons√°veis por remover o conte√ļdo! Os termos de uso do YouTube s√£o claros:

4A. You agree not to distribute in any medium any part of the Service or the Content without YouTube’s prior written authorization, unless YouTube makes available the means for such distribution through functionality offered by the Service (such as the Embeddable Player).

O utiliza√ß√£o da YouTubeIframeAPI √© apenas um uso mais robusto e funciona como um ‚Äúplayer incorporado‚ÄĚ, sendo aquele que incopora apenas o replicante de um hyperlink mult√≠midia ao transmissor original do conte√ļdo.

Em uma correla√ß√£o: faria sentido o Grupo Globo enviar o pedido de remo√ß√£o de conte√ļdo para um blog que, por exemplo, incoporasse o v√≠deo em um post?

Sem cabeça para argumentar por e-mail por já estar atolado com os estudos só restou dizer adeus ao documentário, que, diga-se de passagem, é um baite filme e retrata a feroz e desumana corrida do ouro que ocorreu nos anos 80.

Ah é! A versão subida no YouTube está no ar desde 2014 e pode ser acessada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mSDh86t2nG0

Read More >>

Internet livre, cinema livre: Libreflix

31/10/17
pensamento cru cultura livre software livre libreflix

O cinema e eu

Criado junto com a internet e com a ajuda dos nossos amigos da baía dos piratas logo me tornei um cinéfilo de carteirinha - devorando filmes e mais filmes e lotando discos rígidos. Estava me apaixonando pela sétima arte e conhecendo o poder do audiovisual; fiz os vídeos da formatura, editei videoclipes para amigos, fiz um curta para o festival de cinema da cidade e quase entrei num curso de cinema depois que terminei o colégio.

O fato √© que a gente cresce √© o nosso gosto por entretenimento muda tamb√©m. Queremos mais, queremos pensar junto, queremos ir mais longe. A s√©tima arte que eu achava que conhecia eram apenas os mesmos filmes hollywoodianos com roteiros da jornada do her√≥i de sempre. Veio a fase de assistir s√≥ document√°rios, do cinema franc√™s, do cinema argentino e latino-americano. Por √ļltimo, comecei a apreciar os filmes punks de baixo or√ßamento e de experimentar todas as produ√ß√Ķes pra l√° de independentes que encontrasse na internet. Logo minam as certezas e o que gostamos √© jogado em um liquidificador para l√° e para c√°.

Mas, claro, o problema não mora nos diferentes sabores da arte; a variedade é inerente a sua beleza, mesmo que existam tipos dela mais difíceis de entender que o próprio conceito de cultura.

O problema, a meu ver, é sobre quem a fabrica, e, claro, sobre quem a entrega.

Read More >>

Apresentando: Libreflix!

22/08/17
di√°rio devlog libreflix cultura livre

Nasceu o Libreflix! ūüĎć

Oi, amigos e amigas. Quero apresentar para vocês o LIBREFLIX.

Read More >>